logo

Veja neste vídeo como o Spartan é simples e fácil de usar

Ligue +55 15 3238-3300

FAQ

Compartilhamos com você as principais questões trazidas para o nosso time de atendimento e suporte.
Suas perguntas também são bem-vindas para aprimorar e complementar as informações.
Você pode contribuir através do formulário ao final da página.

Posso financiar pelo BNDES?

Licença total ou parcial dos direitos de propriedade intelectual de programas de computador nacionais desenvolvidos por fornecedores credenciados junto ao BNDES e prestação de serviços correlatos, tais como consultoria, implantação, integração, treinamentos, customização, etc.

O valor financiado dos serviços correlatos será limitado a 200% do valor do produto a ele associado, não havendo necessidade de credenciamento dos prestadores desses serviços.

Por que os outros ERPs exigem tantas customizações?

Na verdade eles poderiam vir customizados de fábrica, pois todos eles seguem um ROTEIRO de EVENTOS que constituem as Melhores Práticas do Mercado. Ocorre que as customizações são a principal fonte de receita do canal. Seu lucro está nas horas de implantação vendidas. Some-se a isso o “encantamento” do cliente ao descobrir que alguns processos podem ser ADAPTADOS ao seu bel prazer! Só que isso tem um custo. que pode ser 3 vezes superior ao custo da licença.

1) As customizações, na maioria das vezes, decorrem da necessidade de se medir a Lucratividade de cada unidade de negócio. Quanto fatura a minha Unidade de Negócio? Quanto paga de impostos diretos? Qual o custo com Pessoal? É possível detalhar por funcionário? Qual o custo com Veículos? É possível detalhar por veículo? Qual o custo de depreciação dos Equipamentos? É possível detalhar por equipamento?

2) Outras vezes a customização decorre da necessidade de se criar Relatórios. Embora o Spartan permita customizações, até hoje nenhum cliente solicitou esse tipo de serviço. E a razão é simples de entender: quando você oferece os “relatórios-fim”, todos os “relatórios-meio” perdem o sentido. Por exemplo, o relatório “Precisa produzir” fez com que desaparecessem os seguintes relatórios: “Saldo do produto no almoxarifado”, “Quantidade do produto Vendida”, “Quantidade do produto em fabricação”, “Quantidade do produto Comprada”, “Quantidade do produto disponível para venda”.

Por que os atuais ERPs não conseguem chegar ao grau de detalhamento que o Spartan alcança?

Porque todos eles foram concebidos para gerar “lançamentos contábeis”. e nem sempre as informações estão “prontinhas” na contabilidade, por exemplo, os encargos sociais foram recolhidos em uma só guia, como faço para separar os valores de cada unidade de negócio? Resposta: nesses casos, é necessário alterar os procedimentos operacionais: A partir de hoje, todos os lançamentos da FOLHA devem ser individualizados por Unidade Negócio.

CONCLUSÃO. Para detalhar as despesas por funcionário é preciso que os lançamentos contábeis sejam individualizados por Funcionário, o que torna improdutivo tal método de trabalho. Por isso que nenhum ERP detalha os custos de Pessoal por Funcionário.

Como o Spartan–ERP consegue fazer isso?

O ERP foi modelado a partir do CUBO. No banco de dados foram incluídos todos os campos necessários para gerar automaticamente tais relatórios, sem necessidade de mudar os procedimentos operacionais. Os relatórios apresentados no CUBO são frutos da experiência acumulada em uma gama diversificada de empresas que vão de Indústrias, Prestadoras de Serviços, Atacadistas, Varejistas à Empresas Holding. O CUBO só conseguiu alcançar o grau de excelência após a 10ª versão. Por isso, não queira inventar a roda, utilize as melhores práticas. estas já estão consagradas há longa data.

Quais as virtudes do Spartan–ERP que não existem nos demais ERPs?

Apesar do discurso de que os ERPs vieram para integrar os diversos departamentos de uma empresa, todos eles sem exceção (SAP, Oracle, Totvs…) exigem intervenção manual no “fecha-mes”.

O módulo de Faturamento precisa gerar os lançamentos contabeis no final do mês… o módulo de Recebimento de materiais idem… o módulo de Contas a Pagar e Receber idem… o módulo de Caixa e Bancos idem… o módulo de Ativo Fixo idem… o módulo de Estoques idem… o módulo da Produção idem…

Se você não está familiarizado com esses procedimentos, é interessante visitar a página http://spartan-erp.com.br/curso/rotinas.htm afim de comprovar o montante que se gasta em tarefas de conciliação contábil…
Isso representa um custo quase 5 vezes maior do que se gasta em manutenção de software… em outras palavras, se você gasta 5 mil por mês em manutenção de software, então seu custo total é de 25 mil quando se inclui os gastos de conciliação contábil.

O Spartan é o único ERP que conseguiu eliminar todos os pontos de intervenção manual. Por isso se diz que o Spartan-ERP é “à prova de erros”… imagine quantas horas de conciliação serão poupadas por ano?

Onde está a mágica ? Veja a seguir, as nove “sacadas” do Spartan:

1º. O Fechamento Mensal é automático. Não há intervenção manual nesse processo. Tudo é feito automaticamente pelo sistema desde Depreciações, Juros Passivos, Juros Ativos, Calculo de Impostos, Livro de Apuração do Lucro Real (e-LALUR), ECF- Escrituração Contábil Fiscal (DIPJ).

2º. Enquanto todos os ERPs exigem que o operador informe o TES – Tipo de Entrada e Saída ( se essa compra dá crédito de ICMS, crédito de IPI, crédito de PIS, crédito da COFINS ), o Spartan faz o contrário… Voce não precisa informar o TES – o software sabe sozinho que impostos creditar/ debitar.

Errar o TES é o que mais ocorre… O Spartan simplesmente eliminou essa tarefa!

3º. “Vai faltar caixa ? Avise-me com antecedencia”.
O Spartan tem um módulo de BI que faz as projeções de vendas, Impostos, Custos e Despesas para o ano todo.
A cada nova compra ou venda, os Valores Projetados são refeitos. Os saldos de caixa futuros estarão sempre atualizados… é assim que ele sabe quando vai faltar Caixa…

Essa é a parte mais complexa do sistema. Tem pelo menos 10 mil linhas de código nessa rotina. Quantas pessoas você precisa consultar para obter tal resposta?

4º. “Precisa produzir ? Avise-me com antecedência”
O Spartan–ERP monitora cada produto e avisa que hoje é o último dia para você definir o lote de produção do MÊS + 2. Sabemos que cada insumo tem um prazo de entrega diferente, e sabemos também que existem Itens Especiais (prazo de entrega acima de 120 dias)… O Spartan–ERP trabalha com estoque apenas dos Itens Especiais. Os demais insumos são comprados a partir da emissão dessa Ordem de Produção, ou seja, com prazo suficiente de entrega.

O memorial descritivo resume bem essa questão. Quantas pessoas você precisa consultar para obter tal resposta?

5º. Com uma simples restrição – Não há saída parcial do Almoxarifado para a Produção – conseguiu-se eliminar 95% das opções de menu de um ERP equivalente.

Menos intervenção manual, menos erros!

6º. Existe uma função chamada “Delta Contabilidade” que iguala o “valor-contábil do estoque” com Σ Quantidade x Preço unitário… Quem faz inventário rotativo sabe que ao encerrar o balanço no dia 31 dezembro às 18 horas e imprimir o inventário físico, o valor total do Estoque “baterá” exatamente com o saldo registrado na Contabilidade.

Isso é o máximo da sofisticação. Bate até os centavos. Precisão suiça!

7º. Em lugar do Balanced Scare Card, que trabalha com vários KPIs, o Spartan utiliza uma única medida de desempenho – Meta de lucro do ano. Se o Mês de Janeiro ficou aquém do esperado, cada funcionário sabe que é preciso vender mais para aumentar a Margem Bruta, e gastar menos com Despesas Fixas, se quizer atingir a meta. Eles ainda tem 11 chances para corrigir o rumo. (Veja o exemplo da Rhino Food).

Existem 3 maneiras de se comparar resultados, o Spartan escolheu a mais simples:

1) Balanced Scorecard:
KPI-Vendas : Quero vender mais
KPI- Compras : Quero reduzir estoques
Há um claro antagonismo entre eles.
Não posso ter as duas coisas simultaneamente. Um deles vai perder!
2) Previsto vesus Realizado mês a mês (12 pontos de comparação)
3) Meta de lucro do ano (1 único ponto de comparação)

8º. A Geração do SPED é automática, sem intervenção manual (ECD, EFD, EFD-Contribuições, ECF, e-Social).

9º. Um Business Inteligence que funciona de verdade. Veja abaixo:

Veja o vídeo abaixo:

Quais as vantagens e desvantagens de um ERP 100% web?

Vantagens de um ERP 100% Web:

– Acesso via Browser (Firefox, Chrome, IE, Safari),
– Mobilidade (IOS, Android, Windows),
– Hardware Servidor pode ser dispensado (e cobrado como mensalidade – Saas).

Desvantagens de um ERP 100% Web:

– Desempenho mais lento do software (Java é interpretado),
– Custos maiores de Hardware do cliente (Java pede 13 GB de memória),
– Custos maiores de link (Link dedicado mínimo 10 Mbps + redundância),
– Riscos maiores de interrupção, caso não exista redundância,
– Riscos maiores de invasão (vulnerabilidade dos Browser).

Existe uma solução mista que aproveite o melhor dos dois mundos – 100% web e cliente-servidor?

Nem todas as funcionalidades precisam ser acessadas remotamente. O Spartan é um ERP + CRM + BI + PROJECT + GROUPWARE que roda em plataforma Cliente-Servidor, e que também permite acesso remoto via SmartPhone para as seguintes funcionalidades:

– E-mails
– Compromissos com data e hora
– Tarefas do Project
– Compras aguardando aprovação
– Despesas aguardando aprovação
– Propostas aguardando aprovação
– Meus Documentos
– Meus Favoritos da web

Todos esses recursos podem ser acionados através de comandos de voz utilizando a tecnologia Dragon da Nuance.

Veja abaixo uma apresentação da versão mobile do Spartan.

Suas questões são bem-vindas. Contribua aqui:


Você já usa o Spartan-ERP? SimNão





Top