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Veja neste vídeo como o Spartan é simples e fácil de usar

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Missão

Nossa missão é solucionar todos os problemas de sua empresa em todos os níveis… do operacional ao estratégico.

Visão

Onde o Spartan quer chegar? Transformar nossos clientes em defensores entusiasmados, que comentem com seus amigos e colegas coisas maravilhosas a nosso respeito. Esse é o caminho da excelência. (Fred Heichheld)
Um propósito definido – Visão – dá um significado maior à existência da empresa. Uma empresa com propósito, não pensa só em seus clientes, mas também em seus funcionários, colaboradores e na sociedade como um todo.

O Spartan tem o propósito de ajudar os empresários a se tornarem melhores na sua tarefa de compreender o mundo dos negócios, (veja treinamento em Jogos de Empresas) melhores na tarefa de SOBREVIVER em um ambiente hostil (veja Estratégia Evolutivamente Estável de John Maynard Smith) … melhores na tarefa de ajudar os pais a criarem seus filhos, baseados em valores de ética e cooperação recíproca (veja Desenvolvimento da Cooperação de Robert Axelrod) … (Todos estes são cursos de 12 horas ministrados pelo Círculo do Conhecimento em Sorocaba, Campinas e São Paulo).

Valores

Seja simples… seja espartano… você não precisa mais do que isso!

Quais são as preocupações do empresário?

O empresário gasta a maior parte do seu tempo apagando incêndios e deixando os assuntos importantes para segundo plano… “se pudesse eu delegaria as tarefas urgentes e me concentraria naqueles relevantes em termos de valor e impacto para a empresa”.
O chefe não delega por não ter a quem delegar, e não tem a quem delegar por não ter tempo para instruir. Em decorrência os funcionários por não saberem o que fazer (falta de orientação) ou por não quererem fazer (falta de motivação) acabam devolvendo à chefia as poucas atribuições que lhe foram confiadas. O circulo vicioso se fecha no momento em que o chefe acaba por executar tudo sozinho acreditando que ninguém teria condições de faze-lo em menor tempo.

Quais são esses incêndios?

Os pedidos chegam com prazo muito curto para produzir, demora na entrega dos insumos, especificação de materiais diferente do que foi solicitado, reprogramação de maquinas, erros na emissão de notas fiscais, devoluções…

Quais são os assuntos relevantes em termos de valor?

Que necessidades do cliente estamos satisfazendo? quais problemas estamos ajudando a resolver? quais valores nossos clientes estão dispostos a pagar? quais são as principais ameaças, pontos fortes e pontos fracos? existem novos entrantes? o que a empresa faz, porque a empresa existe, qual a missão da empresa? no que a empresa quer se tornar? qual a direção apontada, onde nós estaremos daqui a 5 anos? o que a empresa será, qual a visão da empresa? o que faz sua empresa ser diferente dos concorrentes? o que motiva seus funcionários a vir trabalhar todos os dias? Como eles sabem que estão tendo sucesso?

É difícil motivar meus funcionários?

Veja o exemplo da Rhino Food – ele criou um único indicador “Lucro Mínimo” e veja o que aconteceu…
O aumento da mão de obra não gera necessariamente maior produtividade… às vezes ocorre o contrário. Não existe um equilíbrio duradouro… você tem que estar permanentemente atento às alterações de humor da sua equipe.
O chefe deve empenhar os maiores esforços em transmitir através de seus atos, o sentimento de equidade em todos os níveis da hierarquia. A equidade exige energia e rigor do chefe. Se você deixar de punir um funcionário incompetente, você corre o risco de se tornar omisso perante os demais e estará sujeito a duas conseqüências: primeiro os outros subordinados interpretarão a sua falta de ação com sinal de que aprova o desempenho deficiente; segundo esses indivíduos que não corresponderam se tornarão um obstáculo à carreira dos demais.

Como estabelecer um política de participação nos lucros?

Faça uma Projeção de Vendas pessimista e outra otimista e tire a média… analise as Despesas Fixas (Pessoal, Veículos, Instalações, despesas financeiras, gastos com propaganda) e arbitre o quanto você pode economizar nestas contas… Pronto aqui está o lucro mínimo que será exigido de seus funcionários. A meta de lucro funciona como um norte… cada funcionário sabe que é preciso vender mais para aumentar a Margem Bruta e gastar menos com despesas fixas, se quiser atingir a meta. Eles terão 12 chances para corrigir o rumo.

Como posso controlar meus projetos de melhoria?

Em cada nível da hierarquia, existem projetos que acabam não caminhando por falta de uma ferramenta que indique quem é o responsável por cada tarefa e o prazo para a conclusão da mesma. Um Project que aponte as horas trabalhadas e refaça a duração prevista sempre que as horas (não trabalhadas) ultrapassem 8 horas.